quarta-feira, 20 de abril de 2011

O autor


Eduardo Augusto Lourenço nasceu em 1975, na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, mas mudou-se para Fernandópolis, onde passou toda a infância e adolescência. Formou-se em Publicidade e Propaganda, e pós-graduou-se em Administração e Marketing, na capital paulista. Por “capricho do destino”, foi morar na mesma rua onde está situada a Federação Espírita Brasileira, quando então teve contato com a doutrina espírita e passou a frequentar os cursos de introdução ao espiritismo, assistir palestras e participar das sessões de passe.
Em 1999 foi para a cidade de Americana, no interior de São Paulo, onde frequentou diversas casas espíritas. Em 2003, com a fundação da Associação Espírita Mensageiros de Luz, em que é o atual dirigente, começou a trabalhar mediunicamente e aprimorar as mediunidades de cura, psicografia e psicofonia. Por ter sido criada com o objetivo de amparar e equilibrar o indivíduo quanto aos aspectos emocional, psicológico e espiritual, revivendo a pergunta 919 de O Livro dos Espíritos: “Conhece-te a ti mesmo”, diz-se que a Associação foi fundada por uma coincidência “providenciada” na mesma data em que se comemora o dia da saúde mental.
Foi após a fundação dessa instituição espírita que o autor começou a psicografar. Sua primeira obra, Tempo de Despertar, é composta por mensagens recebidas durante as reuniões mediúnicas, com o objetivo de fazer despertar o auto-conhecimento, o otimismo e a caridade nos assistidos.
Outras obras psicografadas por Eduardo Lourenço são: O Ser Consciencial, Ajuda-te e o Céu te Ajudará e O Homem Transcendental.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A Evolução do Pensamento Humano


Cada nação, ao longo da história, traz uma contribuição específica para a construção do psiquismo coletivo da humanidade: a Índia legou a espiritualidade, os gregos a filosofia, Roma o direito, o velho Egito as ciências herméticas. Ao rever e reformular costumes, conceitos, hábitos, e até aspectos ligados à cultura, o pensamento humano dá indício de que evoluiu. É a lei do progresso em ação.
Esta nova obra de Benedito, estudioso dos mistérios da mente, analisa agora a história do pensamento humano ao longo dos milênios, dos primeiros filósofos à atualidade, abordando a importância da contribuição das antigas civilizações na evolução intelectual e moral da humanidade. A formação das religiões primitivas é apresentada por ele em detalhes preciosos, com seus pactos e rituais, talismãs e sacrifícios. São analisados o antropomorfismo, o panteísmo, o monoteísmo e a mediunidade, em todas as épocas da humanidade.
O autor espiritual disseca ainda temas como a metempsicose e a licantropia, a teoria da panspermia e a geração espontânea. Discute a origem da inteligência humana e a evolução psicológica da humanidade. Finaliza com as patologias da alma, a esquizofrenia, o autismo e a epilepsia, temas que sempre instigaram os leitores mais estudiosos. Na conclusão, enfoca um dos assuntos mais abordados e alertados atualmente pela Espiritualidade — o período de transição planetária ora vivido por nossa humanidade e suas características.
Ao materializar esta obra para o plano físico, irmão Benedito acrescenta um valioso conhecimento à bagagem daqueles que buscam entender os mistérios da alma humana.

Ajuda-te e o Céu te Ajudará


"Conhece-te a ti mesmo" é o primeiro passo que o homem deve dar na direção de seu aperfeiçoamento e felicidade. Esta é uma das inquietações características da essência do espírito na busca da evolução. Desse modo, a relação do homem com sua consciência, ou melhor, o conhecimento de suas fraquezas morais, a coragem de vencer as próprias dificuldades e de enfrentar uma análise sincera de sua conduta, como ser encarnado, é a prova de que finalmente despertou nele o desejo da mudança benfazeja.
Desde os seus primórdios, o homem sempre manifestou uma relação de reverência em relação ao seu Criador. O reconhecimento de que existe "algo superior" fortalece e encoraja a ação das criaturas. Por isso, quanto mais conhecimento e informação sobre as questões religiosas, mais o homem consegue libertar-se do medo, da subserviência e das opressões religiosas, adquirindo autonomia e utilizando o livre-arbítrio de forma consciente. Esta é a proposta de irmã Tereza de Jesus nesta obra, em que ela sabiamente coloca Jesus como nosso modelo de vida, orientando-nos a escolher um comportamento mais saudável e positivo.
Seus textos elucidativos sobre nossa história, nossa existência, o funcionamento de nosso corpo material e espiritual, contribuem para ampliar nossa consciência em relação à história do homem e aos avanços da intelectualidade, que acabam por desembocar nas ciências. É assim que se torna possível acreditar que estamos interligados a um plano maior: somos participantes do projeto de Deus, de sua criação, mas somos também criadores e parceiros nesta obra. Necessitamos, pois, buscar nossa evolução intelectual e moral, tendo a seguinte máxima como diretriz: "Ajuda-te e o Céu te ajudará".

Pineal, a Glândula da Vida Espiritual


A glândula pineal nunca foi tão pesquisada pelos cientistas como nas últimas décadas. Nostradamus se referia a ela como “nossa central elétrica”. René Descartes a considerava “a sede da alma imortal”. André Luiz dizia tratar-se da “glândula da vida mental-espiritual”. Realmente, este pequenino órgão de grande importância para o corpo, além de comandar o organismo físico como um relógico biológico, faz a conexão entre o plano material e o espiritual, como um verdadeiro portal que nos habilita a interagir em níveis mais elevados de consciência. A ascendência espiritual da glândula pineal já é reconhecida hoje pela própria ciência terrena. E é isso que esta obra pretende analisar, ao mesmo tempo em que confronta as descobertas científicas com as informações transmitidas por André Luiz em suas várias comunicações mediúnicas, provando-nos que a doutrina espírita caminha lado a lado com a ciência.
Já sabemos que a pineal é norteada pelo magnetismo da Terra, que interfere no sono físico e no envelhecimento dos seres, que está ligada aos transtornos psíquicos, às doenças neurodegenerativas e ao sistema imunológico. Aqui vamos desvendar suas funções transcendentais nas células, no DNA, no pensamento, na mediunidade, na harmonização dos corpos sutis e no processo reencarnatório.
Pineal, a Glândula da Vida Espiritual nos trará um amplo leque de informações que precisavam ser melhor esclarecidas em seu devido tempo. Para estudiosos e praticantes da mediunidade, está aqui mais uma importante e valiosa ferramenta de consulta e entendimento.

O Espírito e o Pensamento


O pensamento é a ferramenta da inteligência do espírito imortal, por meio da qual ele expressa suas potencialidades e concretiza seus ideais. O pensamento é como um rio por onde flui as mais belas aspirações ou os mais sórdidos desejos, dando origem a um cenário carregado de nobres intuições ou de sentimentos inferiores. É pelo pensamento que plasmamos imagens altruístas ou telas saturadas de maldade e vingança. Pensamento é força criadora e, como tal, tem vida, tem movimento e energia. Por isso, é um retrato fiel de nossa identidade espiritual, no qual projetamos quem realmente somos. Podemos, pois, fazer dele nosso céu ou nosso próprio inferno.
Como força geradora que aciona os mecanismos da Lei de Causa e Efeito, o pensamento faz criar uma história individual ou a história de uma humanidade. E é justamente a dimensão dessa força motriz que se pretende analisar aqui, em O Espírito e o Pensamento, obra que aborda a sua atuação na área da linguagem, eletricidade e magnetismo, e da mediunidade e evolução humana. Outros temas como perispírito e cérebro perispiritual, campo áurico e formas-pensamento, ideoplastia, capacidade anímica, memória, plasticidade neural, sentimento e regeneração, nos fazem deduzir que o poder mental, quando arquitetado para o bem, o amparo, o consolo e o amor, contribui para a felicidade alheia e constrói naquele que pensa um reino de paz. Mas, se direcionado para a maldade, gera danos arrasadores, tanto para o alvo a que se destina quanto para o ser que o produz.
O Espírito e o Pensamento, ditada pelo sábio irmão Benedito, é na verdade o alerta que faltava aos seres encarnados do mundo atual, pois podemos mudar nosso destino quando redirecionamos nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.

O Homem Transcendental


O homem é um ser que transcende a matéria. E, como tal, desde sua criação está predestinado a percorrer o caminho da luz. O fisiologista cético, no entanto, insiste em enxergá-lo apenas como um aglomerado de células; o incrédulo pensa que ele se finda com a morte, e o fanático religioso ainda o condena às penas eternas. Mas, este princípio inteligente, tendo estagiado em todos os reinos, é então convidado a caminhar em uma estrutura mais elaborada – a da forma humana –, na qual poderá manifestar suas potencialidades, buscando o auto-aperfeiçoamento de sua verdadeira essência espiritual. A ciência e a religião muito contribuíram para a lapidação deste ser, embora ele ainda renegue sua verdadeira natureza, em razão de suas próprias limitações. Como a verdade sempre prevalece, de quando em quando é preciso reviver fatos que um dia assombraram a consciência humana, e que foram relegados ao nível do espetaculoso.
É isto que o autor de O Homem Transcendental pretende, ao trazer à tona importantes fenômenos espirituais estudados por diversas áreas da ciência, cujos detalhes “inexplicados” já foram comprovados. É a ciência terrena descobrindo a individualidade após a morte do corpo, através da experiência de quase-morte (EQM); a memória extrafísica e a sede do espírito sendo vasculhadas a fundo; a eficácia do passe magnético e da água fluidificada colocada em evidência; a comprovação da importância do ectoplasma na cirurgia espiritual; e a força da oração e a funcionalidade da meditação como agentes do equilíbrio da saúde. Enfim, uma análise sobre a formação do princípio inteligente, do macaco ao homem atual, extensiva ao campo da mediunidade e aos amplos benefícios da caridade em favor da saúde, concluindo que o homem tem uma enorme potencialidade a explorar.
Inspirada por Irmão Benedito, benfeitor espírito que já atuou como médico em encarnações pregressas, inclusive à época da Inquisição, O Homem Transcendental nos apresenta uma ciência que desvenda os princípios da reencarnação e sua dimensão espiritual, para entender o homem como um ser que vive e evolui.

O Ser Consciencial


Jesus trouxe a psicoterapia do amor e do auto-perdão. Ainda que num planeta-escola de grandes provações, deixou-nos a certeza de que a paz e a ventura podem começar a ser construídas neste estágio da evolução. Se não começarmos a vivenciar e semear a felicidade aqui, também não seremos felizes no plano espiritual.
As mensagens reconfortantes apresentadas nesta obra – grandes temas-chave para o auto-conhecimento – são verdadeiras ferramentas utilizadas nessa construção. A força no interior de cada ser, a liberdade de escolha, o tribunal da consciência, a arte de ouvir e do diálogo, a visão interior, o existir no íntimo de Deus, o despertar dos talentos, a obsessão, e muitos outros temas, abordam com tal clareza a importância de uma nova postura moral que o leitor se sentirá estimulado a rever seu próprio comportamento. E ainda são acrescidos dois textos instigantes: as mulheres do cristianismo e a história dos apóstolos, em que são descritos, um a um, os doze seguidores do Mestre, com seu perfil psicológico e características pessoais.
A simplicidade e a fé que o Divino Nazareno preconizou, exortando-nos a tomar como exemplo as aves do céu, tecem nas páginas deste livro inspirado por Irmã Tereza de Jesus um roteiro suave para a construção interior da consciência crística.

Olhai as Aves do Céu


Jesus trouxe a psicoterapia do amor e do auto-perdão. Ainda que num planeta-escola de grandes provações, deixou-nos a certeza de que a paz e a ventura podem começar a ser construídas neste estágio da evolução. Se não começarmos a vivenciar e semear a felicidade aqui, também não seremos felizes no plano espiritual.
As mensagens reconfortantes apresentadas nesta obra – grandes temas-chave para o auto-conhecimento – são verdadeiras ferramentas utilizadas nessa construção. A força no interior de cada ser, a liberdade de escolha, o tribunal da consciência, a arte de ouvir e do diálogo, a visão interior, o existir no íntimo de Deus, o despertar dos talentos, a obsessão, e muitos outros temas, abordam com tal clareza a importância de uma nova postura moral que o leitor se sentirá estimulado a rever seu próprio comportamento. E ainda são acrescidos dois textos instigantes: as mulheres do cristianismo e a história dos apóstolos, em que são descritos, um a um, os doze seguidores do Mestre, com seu perfil psicológico e características pessoais.
A simplicidade e a fé que o Divino Nazareno preconizou, exortando-nos a tomar como exemplo as aves do céu, tecem nas páginas deste livro inspirado por Irmã Tereza de Jesus um roteiro suave para a construção interior da consciência crística.

Buscai o Reino do Céu


Buscai o Reino do Céu é uma expressão simbólica de profundo valor moral. Ao disseminá-la em suas peregrinações, Jesus pretendia incitar o homem a dar início à reforma íntima, auxiliando-o a desfazer-se pouco a pouco do orgulho, do egoísmo e do apego à matéria para construir a verdadeira felicidade, que está ligada aos tesouros do coração. Mas os seres humanos estavam demasiadamente presos às questões exteriores para entender o significado evangélico desta máxima, acabando por exteriorizar a “busca desse reino” somente nas coisas materiais. Hoje, pelos menos já conseguimos perceber que as emoções são responsáveis pelo dinamismo de nossa vida, gerando a vibração e frequência dos pensamentos que plasmam em nossa atmosfera psíquica um verdadeiro mundo mental à parte. Este é, portanto, o “reino” que reservamos para nós depois do desenlace. Assim, nossa futura morada pode tornar-se um paraíso ou um vale de lágrimas e sofrimentos, a depender do somatório de sentimentos emanados no percurso de nossa existência física.
Irmã Tereza de Jesus conheceu os impulsos da alma sonhadora, sedenta por liberdade e amadurecimento, e nos conduz à reflexão dessa transformação moral, começando por atuar no campo dos sentimentos, com a finalidade de nos incentivar ao auto-conhecimento e consequentemente à auto-iluminação. Ela aborda temas evangélicos vividos e ensinados por Jesus, trazidos aos dias atuais com muita simplicidade, a exemplo da importância da alegria e da educação, da coragem que anima, a chaga da desistência, a doce piedade, a falsa aparência, a fé nos amuletos, a força da humildade, a inércia da preguiça, a inveja que mata, o arrependimento que cura e o corpo como reflexo do espírito. Sua pedagogia amorosa nos convida a uma meditação profunda sobre nossa conduta pessoal ao passar por este planeta e a responsabilidade assumida com aqueles que fazem parte de nossas experiências pessoais.
Esta coletânea de verdadeiras lições de vida poderá abrir as portas da felicidade que tanto buscamos, que não está em nada que é efêmero, conforme Jesus quis nos ensinar.